Faz parte do exercício da cidadania entender por que as eleições são tão importantes e saber que a política vai além da escolha de nossos representantes no governo.

Todo ano de eleição, o Joca lança uma nova edição do Manual das Eleições, que tem como objetivo apoiar educadores e famílias a abordar o assunto com crianças e adolescentes.


Em 2022, nossa equipe também está produzindo uma série de vídeos curtos para apoiar o entendimento das crianças e adolescentes sobre o tema.


Se você é educador(a), utilize os recursos com seus estudantes!

BAIXE GRATUITAMENTE
CONFIRA NOSSOS VÍDEOS


Um manual para:

Crianças e adolescentes

Aprenderão a origem das eleições no mundo e o funcionamento do sistema eleitoral no Brasil e também saberão como exercer seu papel de cidadãos no dia a dia, durante e depois das eleições.

 

Pais e responsáveis

Os materiais podem servir de base para abordar o tema em casa, desmistificando situações confusas e aproximando os jovens da discussão sobre o mundo político.


Educadores

Poderão usar a ferramenta para trabalhar eleições e temas relacionados com a política na sala de aula e propor as atividades sugeridas.




Em 2022, chegamos à 3ª edição do Manual das Eleições, desenvolvido pela equipe do Joca.


O objetivo desse material é auxiliar crianças e adolescentes a entender desde a origem das eleições, passando pelo seu funcionamento aqui no Brasil e chegando até a função dos eleitos.


Podemos, assim, contribuir com o debate efetivo, imparcial e esclarecedor em casa e na sala de aula, formando crianças e adolescentes mais conscientes e engajados.


As três edições do manual, assim como um material com práticas de sala, estão disponíveis para download gratuito. Basta preencher o formulário ao lado para baixar os arquivos.

Preencha o formulário para baixar:

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Informações e curiosidades sobre as eleições em vídeo com a equipe do Joca!


Copyright Joca © 2022. Todos os direitos reservados.