Na 2ª edição do Troféu Jovem Leitor convidamos jovens e crianças a realizar uma entrevista que tenha como temática central os 10 anos do Joca!


Além de concorrer a prêmios (os autores e suas escolas), os três primeiros colocados também terão seus textos publicados no Joca.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Sua entrevista vale prêmios:

Conheça os vencedores:

Autores: Lara e Joaquim (Espaço Pensar, São Paulo/SP)

Tema da entrevista: “A magia dos números”, com Camila Santiago (Analista Financeira do Joca)

Autores: Deivyd e Emily (EE Prof. Josué Benedicto Mendes, Osasco/SP)

Tema da entrevista: “Joca – As páginas de um jornal que está mudando a história da educação brasileira”, com Stéphanie Habrich (Fundadora do Joca)

Autora: Alice M. O. (Colégio Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG)

Tema da entrevista: “De onde vem a ‘cara’ do Joca”, com Ana Beatriz Pádua (Diretora de Arte do Joca)

Os textos foram avaliados por três jurados:

Mariana Aldano (TV Globo)

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Concluiu entre 2010 – 2012 o Master of International Affairs, International Relations and Affairs na Aarhus Universitet, Dinamarca. Além do Português, idioma natal, fala outros quatro: Alemão, Dinamarquês, Espanhol e Inglês. Em 2017 retornou ao Brasil para trabalhar como repórter da TV Globo, em São Paulo.

Carlos Lima (Imprensa Jovem)

Professor, radialista, especialista em Educomunicação. Atualmente coordena do Núcleo Técnico de Currículo em Educomunicação na Secretaria Municipal de Educação. Criador do Programa Imprensa Jovem é fellow do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ganhador do Prêmio Aprendizagem Criativa do MIT e prêmio Aliança Global de Educação Midiática da Unesco.

Michel Silva (Jornal Fala Roça)

Formado em Jornalismo pela PUC-Rio, Michel Silva, 27 anos, é nascido e criado na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Adora circular por favelas da cidade para fazer redes e adquirir conhecimentos e experiências. Em 2013, ajudou a fundar o jornal Fala Roça, na Rocinha, com versão impressa e digital. Já trabalhou com memória e fotografia no Instituto Moreira Salles, foi apurador de informações na Record TV Rio e, em 2016 a 2017, atuou como correspondente local do The Guardian, da Inglaterra, para cobrir assuntos sobre o legado dos Jogos Olímpicos para as favelas cariocas. A partir dessa experiência, também participou da fundação do Favela em Pauta, um veículo de comunicação nativo digital focado em aprofundar pautas sobre favelas. Atualmente é um dos editores-chefes do Fala Roça.



Prêmios para os autores das reportagens:

Kindle Paperwhite

Troféu

Certificados de participação

Assinatura Joca Combo

Publicação de entrevista no Joca impresso

Publicação de entrevista no Joca on-line

Caneca do Joca

Mochila do Joca

Almofada do Joca

Caderno do Joca


• Fone de Ouvido on Ear Bluetooth Tune 500 JBL

Troféu

Certificados de participação

Assinatura Joca Combo

Publicação de entrevista no Joca on-line

Caneca do Joca

Mochila do Joca

Almofada do Joca

Caderno do Joca


Troféu

Certificados de participação

Assinatura Joca Combo

Publicação de entrevista no Joca on-line

Caneca do Joca

Mochila do Joca

Almofada do Joca

Caderno do Joca

Prêmios para as escolas dos vencedores:

Troféu

Guia Didático Lendo o Mundo com o Joca vol. 1 e 2

5 Assinaturas Joca Combo

CONFIRA O REGULAMENTO

Passo a passo para participar:

Podem participar jovens e crianças, de até 18 anos de idade, alfabetizados. Mas sugerimos que todo o processo que envolva menores de 18 anos seja desenvolvido com o acompanhamento de um adulto.


1. Pense em um tema para sua entrevista que tenha como foco central os 10 anos do Joca. Escolha também um entrevistado. Pode ser qualquer pessoa que tenha feito parte da história do Joca: leitores, professores, jornalistas etc. Se quiser entrevistar alguém da equipe do jornal, criamos uma página onde você conhecerá um pouco sobre cada integrante da equipe do Joca. Caso deseje entrevistar algum deles, clique na foto para saber mais sobre suas atividades e encontrar o e-mail de contato para solicitar a realização da entrevista.

CONHEÇA A EQUIPE DO JOCA

2. Definido o tema e seu entrevistado(a), elabore as perguntas que vai fazer a ele(la). Além de informações pessoais que você vai solicitar (nome, idade, onde mora, qual a relação com o Joca etc.), pense em pelo menos dez perguntas. É sempre melhor ter mais do que menos.


3. Entre em contato com o(a) entrevistado(a), agende a entrevista e mão na massa! Não esqueça de preparar o gravador e tenha em mãos papel e caneta - também pode ser um celular, tablet ou computador - para anotar os pontos que achar mais interessante da entrevista. Além disso, você pode solicitar ao(a) entrevistado(a) imagens que possam ser usadas para ilustrar a entrevista. Toda a equipe do Joca está à disposição.


4. Com a entrevista realizada, você deverá escutá-la novamente e transcrever (digitar palavra por palavra) suas perguntas e as respostas do/a entrevistado/a.


5. Chegou a hora de preparar o texto!

Importante: a entrevista é um gênero jornalístico informativo que permite que o leitor conheça opiniões, ideias e conhecimentos de outras pessoas. Ela pode tanto ser a própria reportagem (com perguntas e respostas) como apenas parte dela (por meio de citações, usando aspas ao longo do texto). Para este concurso, você deverá seguir a estrutura de perguntas e respostas, como fazemos na seção Repórter Mirim. Acesse a seção Entrevistas no site do Joca e navegar pelos textos para ver na prática a estrutura desse texto.

  • Redija um ou dois parágrafos de abertura, introduzindo o tema que será abordado na entrevista e apresentando seu(sua) entrevistado(a);
  • Inclua no texto apenas as perguntas/respostas que tenham relação com o tema central de sua entrevista;
  • Você pode editar a resposta do(a) seu(sua) entrevistado(a), removendo repetições ou elementos que sejam muito relacionados ao texto oral. Lembre-se que sua entrevista consistirá em um texto escrito, por isso, você pode fazer adaptações sem modificar o sentido do que foi falado, sendo o mais fiel possível aos termos que o(a) entrevistado(a) usou;
  • Conforme indicado no regulamento, ele deve ter entre 4.000 e 4.500 caracteres (letras e espaços);
  • Ao final, não esqueça de fazer uma revisão.


6. Com o texto pronto, é hora de fazer sua inscrição no Troféu Jovem Leitor. Se você tiver menos de 18 anos, também precisará da autorização de seu responsável para participar. Baixe a ficha, preencha e inclua a assinatura do responsável se tiver até 17 anos.

BAIXE A FICHA DE INSCRIÇÃO

7. Com tudo pronto, você deverá enviar a ficha de inscrição completa até as 19h do dia 30/09/2021 para o e-mail promocao@magiadeler.com.br. Então, é só aguardar o resultado, que será divulgado no dia 12/10/2021 neste site e nas redes sociais do Joca.

CONFIRA O REGULAMENTO

Tem dúvidas?

Escreva para a gente.


Importante: as inscrições devem ser feitas não pelo formulário de dúvidas, mas pelo e-mail promocao@magiadeler.com.br. Em caso de dúvidas, confira o regulamento.

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SECAP/ME Nº 03.014299/2021